Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores do Rio de Janeiro, divulgado nesta terça-feira 30, mostra que o atual prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), tem larga vantagem contra seus adversários na disputa eleitoral.
Ao todo, mostra o levantamento, o político acumula 46,1% das intenções de voto no cenário principal da disputa. Na prática, o prefeito, que busca reeleição, tem mais de 30 pontos de vantagem para o segundo colocado, o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL). O delegado somou, neste levantamento, apenas 13,6% das intenções de voto.
Na sequência, ainda no cenário principal, quem aparece é Tarcísio Motta (PSOL), com 7,4% e Cyro Garcia (PSTU), na quarta colocação, com 4,5%.
Paes ainda tem desempenho parecido em um cenário mais enxuto. Nele, o prefeito soma 46,8%, contra 15,6% de Ramagem. Tarcísio Motta vai a 8,1% e Garcia 5,1%. Dani Balbi (PCdoB) e Marcelo Queiroz (PP), os outros dois citados, aparecem com menos de 5% das intenções de voto.
Liderança na espontânea.
No recorte espontâneo da pesquisa, quando não são indicados opções de pré-candidatos aos entrevistados, o político mais mencionado é também Eduardo Paes, que soma 17,9% das intenções de voto. Ramagem aparece, novamente, como segundo colocado, mas tem apenas 3,3%. Motta, por sua vez, soma 1,4%. Os demais mencionados não chegam a 1%.
A pesquisa.
A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas de 24 a 29 de abril de 2024. Foram entrevistadas 800 pessoas com 16 anos ou mais no Rio. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº RJ-06897/2024.