A Câmara do Rio aprovou, nesta quinta-feira (11), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 310/2024, que autoriza o município a contratar empréstimo de até R$ 950 milhões junto ao Banco do Brasil. De acordo com a prefeitura, os recursos serão investidos na implementação e ampliação de programas de infraestrutura como pavimentação, macrodrenagem, saneamento, sistema viário e urbanização, com destaque para o Bairro Maravilha e o Morar Carioca. O projeto agora segue para promulgação pelo presidente Carlo Caiado (PSD).
O presidente ressaltou que as obras previstas são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos cariocas, principalmente dos que vivem em situação de maior vulnerabilidade. Ele destaca áreas como o Jardim Maravilha, em Guaratiba, que, segundo apresentação feita pela Prefeitura, será um dos locais beneficiados pelos recursos. “Foram apresentadas intervenções muito importantes. No Jardim Maravilha a população sofre muito com enchentes, perdendo seus pertences, seu direito de ir e vir, o que deve acabar com essas obras”, disse Caiado.
Na quinta-feira da semana passada (4), representantes do Executivo se reuniram com vereadores para uma reunião de apresentação de dados a respeito do projeto. Na ocasião, a secretária municipal de Fazenda, Andrea Senko, e o secretário de coordenação governamental, Jorge Arraes, detalharam a proposta.
De acordo com a reunião, no Jardim Maravilha, em Guaratiba, será construído um dique de mais de três quilômetros de extensão para proteger a localidade das enchentes. Outra área a ser beneficiada é a Comunidade do Aço, em Santa Cruz, onde a prefeitura está construindo 44 prédios com 704 apartamentos ao todo.
Segundo números apresentados pela secretária Andrea Senko, a cidade do Rio encontra-se atualmente na classificação B da Capacidade de Pagamento. De acordo com os dados, o endividamento da cidade hoje representa 43,6% da receita corrente líquida, bem abaixo do limite de 120% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO:
VEREADORES QUE VOTARAM SIM:
Alexandre Isquierdo – União
Átila Nunes – PSD
Carlo Caiado – PSD
Celso Costa – MDB
Cesar Maia – PSD
Dr. Carlos Eduardo – PDT
Dr. Gilberto – SOLIDARIEDADE
Dr. João Ricardo – MDB
Dr.Marcos Paulo – PT
Edson Santos – PT
Eliseu Kessler – MDB
Inaldo Silva – REPUBLICANOS
Jair da Mendes Gomes – PRD
João Mendes de Jesus – REPUBLICANOS
Jorge Felippe – PP
Jorge Pereira – PSD
Junior da Lucinha – PSD
Luciana Novaes – PT
Luiz Ramos Filho – PSD
Marcelo Arar – AGIR
Marcelo Diniz – PSD
Marcio Ribeiro – PSD
Marcio Santos – PV
Matheus Gabriel – MOBILIZA
Prof. Célio Lupparelli – PSD
Rafael Aloisio Freitas – PSD
Renato Moura – MDB
Rocal – PSD
Rosa Fernandes – PSD
Tainá de Paula – PT
Tânia Bastos – REPUBLICANOS
Ulisses Marins – UNIÃO
Vera Lins – PP
Veronica Costa – PL
Vitor Hugo – MDB
Waldir Brazão – UNIÃO
Welington Dias – PDT
Willian Coelho – DC
Zico – PSD
VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA
Dr. Rogério Amorim – PL
Felipe Michel – PP
Luciana Boiteux – PSOL
Monica Benicio – PSOL
Monica Cunha – PSOL
Paulo Pinheiro – PSOL
Pedro Duarte – NOVO
Teresa Bergher – PSDB
Thais Ferreira – PSOL
William Siri – PSOL
Ao total foram 48 vereadores que votaram, sendo que 38 votaram sim e 10 votaram não