Paulo Sérgio de Lima, 29 anos, que manteve 16 passageiros reféns em um ônibus na Rodoviária do Rionesta terça-feira (12), estava fugindo do Rio devido a ameaças de uma facção criminosa. Pouco antes das 14h, ele adquiriu a passagem de ônibus para Juiz de Fora (MG) e realizou o pagamento em dinheiro. Ao embarcar, equivocadamente confundiu um passageiro com um policial.
Segundo a PM, Paulo Sérgio possui antecedentes criminais por roubo, incluindo um assalto a um ônibus, e obteve progressão de regime em 17 de março de 2022, passando para o regime semiaberto.
O sequestrador era da Comunidade da Rocinha, onde, de acordo com investigações, seria integrante do crime organizado local, tendo participado inclusive de disputas territoriais na Zona Oeste da Cidade do Rio.
Em 16 de abril de 2019, Paulo Sérgio foi detido por assaltar um ônibus que transitava pelo túnel Rebouças, em direção à Zona Norte do Rio. Após o crime, ele desembarcou no Rio Comprido após roubar 4 celulares. Ele havia sido preso ainda em 2019 e saído do sistema penitenciário em março de 2022. A ocorrência foi encaminhada à 4ª DP.